Desenvolvimento Organizacional

3629480_sPara se manter competitivas, eficazes e atraentes a seu público alvo as empresas necessitam acompanhar as constantes mudanças e transformações que ocorrem nos ambientes de negócios.  Elas precisam, também, continuamente mudar, se transformar e evoluir. Embora haja muitos aspectos envolvidos na mudança, transformação e evolução, todos eles são inteiramente dependentes do capital humano da organização, o que abrange a liderança, as pessoas, seus comportamentos e aquilo a que eu chamo da C.H.A.V.E. (conhecimentos, habilidades, atitudes, valores, experiências) de cada indivíduo.

Compreendendo e integrando todos esses fatores, meus serviços de consultoria para o desenvolvimento organizacional promovem, suportam e propiciam a ocorrência, de maneira adequada e eficaz, de processos de mudança, transformação e evolução organizacional. Eles são projetados de forma aderente ao momento de cada empresa, com base no entendimento da situação atual, das metas a serem alcançadas, das características da liderança atuante na empresa e de um conjunto de fatores como clima, cultura, perfil de colaboradores e outros.

Atuando como uma agente de desenvolvimento, meu principal papel no atendimento à sua empresa é ajudá-la a compreender e resolver seus problemas e desafios relacionados às pessoas na organização. Esse trabalho é realizado em etapas que abrangem: coleta e análise de dados, diagnóstico, feedback contendo entendimentos e visão de possíveis soluções, exploração conjunta com integrantes da empresa a partir desses entendimentos, definição de um plano de ação para o desenvolvimento, participação na execução do plano nos aspectos que sejam pertinentes.

10743679_sO principal benefício que se pode esperar de um projeto de desenvolvimento organizacional é a melhoria de desempenho geral (alcance de melhores resultados) por parte da empresa (ou times de uma empresa, dependendo do escopo do trabalho). Essa melhoria é resultante de outros benefícios obtidos por meio do processo, tais como: maior responsabilidade assumida pelos colaboradores com relação a seu próprio trabalho e obtenção de resultados; melhoria no processo de feedback em todos os níveis; melhor interação entre indivíduos e equipes possibilitando eventuais correções de curso/comportamento necessárias à obtenção de resultados com a velocidade adequada; melhoria na colaboração entre indivíduos e entre equipes; colaboradores sabem a quem recorrer e o fazem sem receio, quando percebem que não conseguem executar algo sozinhos, gerando maior eficiência nos processos.

Caso queira saber mais sobre o que é possível fazer para desenvolver sua equipe ou organização e atingir melhores resultados entre em contato comigo e podemos agendar uma conversa detalhada a esse respeito.