Desenvolvimento Pessoal

Ninguém nasce pronto, não é mesmo?

Eu acredito, também, que em nenhum momento de nossas vidas podemos considerar que estamos “prontos”. Isto é, acredito que a vida é uma jornada durante a qual – por diversas circunstâncias externas e internas – nós mudamos e nos transformamos em “novas formas de eu” e que isso representa o nosso sentido evolutivo.

De forma bem simplificada, acredito que o sentido genérico da vida é exatamente esse: evoluir! Dentro desse contexto mais amplo, cada um de nós pode encontrar seu próprio sentido de vida, enquanto percorre sua jornada exclusiva no caminho evolutivo.

Os serviços de desenvolvimento pessoal prestados por mim têm o objetivo de auxiliar pessoas (quem sabe você?) a alcançar maior clareza sobre o seu próprio caminho evolutivo. Dependendo da etapa em que cada um se encontra, o foco inicial pode estar na carreira/profissão, na vida pessoal, nos estudos, na descoberta e exploração de potenciais e talentos visando transformá-los em competências, no desenvolvimento de novas habilidades e atitudes, na superação de crenças limitantes e bloqueios, ou em diversas outras opções. Digo “foco inicial”, porque quando trabalhamos nossa jornada evolutiva não é interessante desmembrar o que somos e reduzir nosso “ser” de forma tão simplificada.

Assim, trabalhar o seu desenvolvimento pessoal é trabalhar sua integração como “ser” e essa integração pode ocorrer em diversos aspectos. Por exemplo, integrar as quatro funções psíquicas razão, emoção, intuição e sensação (R.E.I.S.); integrar físico, emocional, mental e espiritual; integrar aspectos femininos e masculinos presentes em nós (anima e animus; yinyang). Enfim, há muitas possibilidades de integração em nosso ser, que vive hoje em uma sociedade que propicia a fragmentação e não colabora fortemente para o alcance do bem-estar.

Desenvolver-se pessoalmente é seguir um caminho de realização de todos os seus potenciais. Abraham Maslow, psicólogo norte-americano que influenciou diversas abordagens da psicologia tais como a humanista, a transpessoal e a positiva, nomeou o estado de realização dos potenciais humanos em cada indivíduo usando a palavra autorrealização. Ele defendeu que “tudo o que um ser humano pode ser, ele deve ser”. Esse entendimento é a base de todos os meus serviços de desenvolvimento pessoal.

Se você está interessado(a) em alcançar um estado de autorrealização e de bem-estar por meio de seu próprio desenvolvimento entre em contato comigo e podemos agendar uma conversa inicial, presencial ou por Skype e sem custos, para que eu possa explicar a você como podemos trabalhar em conjunto em pró do seu desenvolvimento e da sua jornada de mudanças, transformações e evolução.

Se você quer saber que tipos de habilitação eu tenho para oferecer esses serviços pode ver minha mini-bio na página Quem sou Eu.